Serviço de Convivência do Cras fortalece laços e promove a integração entre gerações

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em tempos de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vinculado à secretaria de Assistência Social (SEMAS), tem tido papel importante no que se refere ao fortalecimento de vínculos e à integração entre gerações. Em Montes Altos, os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal buscam a junção de um corpo e mente mais saudáveis. 

Os orientadores sociais estão utilizando os meios possíveis para manter contato com os usuários. Os profissionais tomam todos os cuidados de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel.  Já os técnicos, como psicólogos e assistentes sociais atuam no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) planejando e acompanhando a execução dos trabalhos, além de atender ao público que necessitam dos atendimentos profissionais. 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos interagem por meio das atividades propostas, que seguem as metodologias adaptadas ao cotidiano. As principais atividades são brincadeiras, jogos, atividades físicas, incentivo à leitura, rodas de debates, dentre outras. No entanto, neste período de isolamento social, as atividades que causem aglomeração estão suspensas, porém pequenas atividades, além das individuais estão acontecendo, como forma de acolher os usuários do serviço de convivência. 

Segundo a secretária de Assistência Social, Elizete Barros, o Serviço de Convivência tem fortalecido os laços familiares e comunitários. "Os serviços oferecidos pelo Cras, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, também tem valorizado o sentido da vida em família", frisa. "Essas atividades possuem caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e no desenvolvimento das potencialidades de cada usuário", completa. 

Além dessas pequenas atividades, a Semas tem aproveitado o contato nos grupos para repassar informações a respeito de prevenção ao coronavírus, acesso aos programas e benefícios sociais, bem como realizar reflexões motivacionais. 
  • 12/03/2021
  • ASCOM