Montes Altos realiza 1º Fórum Comunitário Selo Unicef

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Após a adesão ao Selo UNICEF, Montes Altos avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, o evento aconteceu nesta quarta-feira (09) e objetivou a elaboração e aprovação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF. 

O 1º Fórum Comunitário é considerado uma das grandes etapas do projeto, por ser um evento de planejamento e participação popular, como destacou o prefeito Domingos França. “Foi um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que visam garantir uma vida mais digna às crianças e adolescentes de Montes Altos”, destacou.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Garibaldi II, também acompanhou a programação e destacou que a realização do 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. 

A secretária de Assistência Social, Elizete Barros, ressaltou a importância do fórum. “Foi um momento de troca de experiências e conhecimentos para fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes, oferecendo a eles a garantia de um futuro melhor”, pontuou. 

Após rodas de debates e palestras, cerca 70 adolescentes passaram a compor o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA de Montes Altos, segundo a articuladora municipal do Selo Unicef, Laize Neres. “Agora eles irão desenvolver as próximas atividades, tendo em vista que o Selo vem justamente para dar voz e vez aos adolescentes. À partir de agora eles vão construir seus objetivos e colocar em prática os planos construídos aqui no evento”, explicou. 

Ao longo do evento também aconteceram diversas apresentações artísticas e culturais envolvendo a temática da programação. 

Participantes: 

Além das dezenas de crianças e adolescentes, o evento também contou com a participação dos vereadores; de estudantes; professores; membros do CMDCA; conselheiros tutelares; de representantes de associações; comunidade indígena; sindicatos; igrejas; e sociedade civil organizada. Também participaram os mobilizadores do Selo Unicef em Montes Altos; os representantes da comissão intersetorial; equipe de Governo; e os secretários municipais.
  • 09/02/2022 08:00:00
  • ASCOM