Apoio da Prefeitura fortalece agricultura familiar em Montes Altos

AGRICULTURA

Montes Altos possui um excelente potencial produtivo e disso ninguém tem dúvida. É por isso que a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Agricultura tem fortalecido e incentivado o avanço da agricultura familiar em todas as regiões do município. Impulsionar a renda das famílias, além de garantir melhores produções e melhor alimentação das pessoas são alguns dos muitos benefícios gerados através do apoio à agricultura familiar. 

Atualmente, a Prefeitura de Montes Altos conta com duas patrulhas mecanizadas, sendo uma novinha, que foi entregue em setembro pelo Prefeito Domingos França, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Lucas Fernandes. 

Segundo o secretário de Agricultura, Guttemberg Pereira, os maquinários, compostos por trator, grade aradora e carreta já realizaram serviços a produtores de várias regiões como Canaveral, Vaca Morta, Boa Lembrança, Vale do Jordão, Rancharia, Faveira, dentre outras. Ele também reforça que além do melhoramento do solo, a Prefeitura tem oferecido apoio para o escoamento das produções agrícolas, auxiliando no transporte das safras. 

Para o prefeito Domingos França, a agricultura é diversificada e é responsável pela comida que chega na mesa de todos nós, por isso merece destaque e apoio diferenciado. "Do pequeno ao grande produtor, além de alimento, a agricultura também gera trabalho a vários núcleos familiares. E é pensando nisso, que temos buscado em vários órgãos, o apoio para aquisição de maquinários, de kits de irrigação, temos realizado a doação de sementes biofortificadas de arroz, feijão e milho, e viabilizado cursos em parceria com o SENAR", frisou. "Nosso objetivo é fazer com que a agricultura familiar de nosso município se desenvolva, viabilizando o fortalecimento de nossas produções e a garantia de renda a vários produtores", completou o gestor municipal. 

Além dos apoios e incentivos já mencionados, é válido destacar que a Prefeitura de Montes Altos assinou o termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos, que fortalecerá a agricultura local e os produtores, além de garantir segurança alimentar à famílias de baixa renda. Também destaca-se o projeto "Hortas Comunitárias", que será desenvolvido numa parceria entre o CRAS e a secretaria de Agricultura. 
  • 18/11/2021
  • ASCOM