Domingo, 16 Junho 2019

Incra e Prefeitura firmam parceria que beneficiará dezenas de produtores do Vale do Jordão

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) têm à disposição diversas linhas de crédito que permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. A primeira etapa de financiamento garantido pelo INCRA às famílias é o chamado Crédito Instalação. Dentre as modalidades de financiamento estão: Apoio Inicial e Fomento. Segundo o site do INCRA, “cada uma dessas modalidades previstas do Crédito Instalação traz a oportunidade para o público da reforma agrária permanecer no campo e estar entre os principais atores do desenvolvimento do meio rural”.

Visando a importância deste apoio para os produtores do Assentamento Vale do Jordão, a Prefeitura Municipal de Montes Altos firmou parceria com o INCRA. A Prefeitura irá fazer a contração do assessor técnico para a elaboração dos projetos para os produtores rurais. A reunião que firmou esta parceria aconteceu na última semana, na sede da Igreja Católica do Vale do Jordão e contou com a presença do Prefeito Ajuricaba Abreu; dos representantes do INCRA; do Presidente da Câmara, Aristides Aguiar; da Vice-Presidente, Jeane Barros; e do vereador Nil Gomes; além de dezenas de moradores da localidade.

“Sem a parceria da Prefeitura esta ação não seria possível. Queríamos agradecer o prefeito Ajuricaba por este apoio; nem todos as prefeituras firmam esta parceria, e a Prefeitura de Montes Altos está sendo parceira para beneficiar os produtores”, destacou a representante do INCRA na reunião, Verônica Fonseca.

A modalidade que os produtores do Vale do Jordão irão concorrer é a “fomento”. Esta é responsável pela viabilização de projetos produtivos para promoção da segurança alimentar e nutricional e de estímulo à geração de trabalho e renda. O valor é de até R$ 6,4 mil (seis mil e quatrocentos reais), que pode ser dividido em duas operações de até R$ 3,2 mil (três mil e duzentos reais) por família assentada.