Quinta, 13 Dezembro 2018

Montes Altos realiza Conferência da Criança e do adolescente

Esta já é a segunda conferência e objetiva discutir os direitos da criança e do adolescente. O tema deste ano foi “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”

A Prefeitura de Montes Altos, por meio da secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, realizou na manhã de quinta-feira, 29, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema deste ano foi “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Elizete Barros, o principal objetivo da conferência foi debater ações voltadas à infância e adolescência. “Buscamos tratar assuntos relacionados à proteção integral da criança, da diversidade, além de discutir ações para enfrentar a violência contra esse público”, informou.

Durante a programação alguns participantes destacaram a relevância de discutir esse tema num evento como a conferência municipal dos direitos da Criança e do Adolescente. “Esse é um momento propício para debatermos e trabalharmos as políticas públicas como enfrentamento da violência contra as crianças”, disse a representante da Pastoral da Criança, Liduína Viana.

“Um evento desse tipo contribui muito, pois precisamos saber as políticas que existem em defesa das nossas crianças e adolescentes, para podermos usar essas políticas na sala de aula, nas escolas. Ao ponto que temos conhecimento dessas políticas, podemos dá contribuição para diversos alunos e famílias que passam por problemas de violência”, destacou a professora Adilene Pereira.

Para o conselheiro tutelar, Fernando Sousa, a conferência também fez esclarecimentos a respeito da captação de recursos para a política de atendimento das crianças e adolescentes. “Devemos ter como obrigação a garantia desses direitos que possam vir contribuir com o que de fato é a convivência da criança e do adolescente, onde eles têm todos os direitos resguardados por lei, então esse é um momento de grande relevância para as crianças e adolescentes de nosso município”, frisou.

Participaram da conferência diversos representantes da sociedade civil.  Secretários da gestão municipal e vereadores também estiveram no espaço de debate. Ao longo da programação houve palestras, rodas de conversas e apresentações culturais. Na oportunidade foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.