Domingo, 18 Novembro 2018

Prefeitura de Montes Altos promove campanha pelo fim da violência contra as mulheres

A Prefeitura de Montes Altos, através da Coordenação Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Articulação Política e Educação, promoveu a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No município, foram realizadas diversas palestras nos assentamentos e na aldeia São José.

“Esta é uma mobilização anual e mundial pelo fim da violência de gênero, protagonizada por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados neste enfrentamento, que acontece desde 1991 e conta com a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, explicou a psicóloga e secretária de Articulação Política, Kelly Rocha, que ministrou algumas palestras.

Rocha frisa que no Brasil a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Ela também pondera que “o poder público tem por obrigação promover campanhas como estas afim de ajudar a construir um mundo mais igual, justo e fraterno”.

“É importante destacar que esta luta deve ser de todos, pois a violência contra a mulher atinge não só a família, mas sociedade como um todo, atingindo a saúde mental das mulheres e dos filhos e, reproduz modelos de relacionamentos abusivos. Necessário compreender a construção patriarcal de gênero em nossa sociedade e como ela vem contribuindo para a discriminação e naturalização da violência contra as mulheres, consequentemente, com a ‘cultura do estupro’ ao longo da história, na medida em que reproduzimos, no contexto da família, modelos patriarcais de comportamento, supervalorizando o sexo masculino em detrimento do feminino, nos papéis desempenhados dentro e fora do ambiente doméstico”, finaliza a secretária, que também informa a realização de outras palestras sobre esse tema a partir de janeiro, nas demais localidades do município de Montes Altos.