Domingo, 17 Dezembro 2017

Secretaria de Educação realiza abertura do PNAIC 2017/2018

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  Na quinta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Humano – SEMEDH deu início ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em Montes Altos. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da SEMEDH. O programa consiste em um compromisso solidário assumido pelos governos Federais, Estaduais e Municipais visando atender à 5° meta do Plano Nacional de Educação.

  Para a secretária de Educação, Jeane Barros o curso de formação continuada oferecido pelo PNAIC é fundamental para Montes Altos, considerando que elevar os índices de alfabetização na idade certa no município, é um grande desafio. “O PNAIC é um programa que vai capacitar os professores para que possamos otimizar esse processo de alfabetização no período em que a criança realmente deve ser alfabetizada, que é da pré-escola até o 3° ano do ensino fundamental”, explica, ao observar que em Montes Altos há uma defasagem no cumprimento da meta de alfabetização na idade certa, porém, destaca que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação está trabalhando para melhorar esses índices negativos.

  Jeane Barros também destaca que o PNAIC trás uma visão mais ampla sobre o conceito de alfabetização. “Nós não podemos ter mais a alfabetização com aquela ideia que ler é simplesmente decodificar palavras e textos, é preciso trabalhar a alfabetização no sentido de desenvolver no aluno a capacidade de decodificar as palavras, de entender o que aquele texto está transmitindo e de relacionar aquelas informações com a sua realidade e com o meio que a ele está vivendo, desenvolvendo desde essa fase o senso crítico e o auto conhecimento da criança, além de outras capacidades que nós temos que está estimulando nesse processo de alfabetização, então hoje a alfabetização tem um conceito muito mais amplo e o PNAIC trabalha nesse sentido”, pondera.

7 etapas

  De acordo com o coordenador municipal do PNAIC, João Geilandi, essa capacitação continuada vai se desenvolver em 7 etapas: a primeira em novembro em 2017 e a última em maio de 2018 -, sendo que nessa primeira fase participaram cerca de 60 profissionais da educação, considerada uma ótima participação pelo coordenador.

Previsão do tempo

Acesso Rápido