Domingo, 17 Dezembro 2017

Segurança pública é tema de debate em Montes Altos

Na manhã da última quinta-feira, 21, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, o Ministério Público e a população de Montes Altos debateram segurança pública em audiência realizada no plenário Laura Rocha Ferraz, na Câmara.

Na audiência ficou decidido que será criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de Montes Altos. O conselho será constituído por representantes da sociedade civil organizada e também por representantes de outras entidades, a exemplo do governo municipal, ministério público e polícia, sendo presidido inclusive pelo comandante da 3ª Companhia da Policia Militar, responsável pela segurança de Montes Altos, Major Alan Ferreira.

Tratou-se ainda, sobre a questão das motos não legalizadas. O comandante frisou que será feito um trabalho educativo para que as pessoas possam regularizar a situação do seu veículo e para isso, ele destacou o programa do Governo do Estado, Moto Legal, onde as pessoas poderão quitar seus débitos referente ao atraso das motos, por 50 reias/ano. O major disse que após esse trabalho educativo, a polícia militar irá começar a cobrar a carteira de motorista de todas as pessoas, mas disse também que irá sempre usar do bom senso para tomar as decisões, tendo em vista que há pessoas impossibilitadas de se regularizarem por diversos fatores.

Major Alan também tratou sobre a questão do som automotivo, salientando que a PM irá realizar ações para coibir essa prática. Além desses temas, o responsável pelo destacamento da polícia militar em Montes Altos, também destacou que irá realizar um projeto em parceria com a Secretaria de Educação. “O projeto terá uma metodologia muito parecida com a usada nos colégios militares. Eles (polícia militar) possuem essa referencia pelos resultados que são muito bons a nível nacional, os estudantes da escolas militares são sempre aprovados em bons vestibulares” disse a Secretária de Educação, Jeane Barros, que acrescenta: Nesse projeto eles tomam como base muito desses princípios metodológicos da escola militar, pois o projeto visa principalmente resgatar valores no que se refere ao dever que os alunos e os funcionários da escola possuem em preservar o patrimônio, em trabalhar em conjunto para que a escola melhore, respeitar os professores e as pessoas de maneira geral, além de falar sobre questões relacionadas ao consumo de drogas, com disciplina e com estudo”, explica.

O prefeito Ajuricaba Abreu participou da programação, que foi conduzida pelo presidente da câmara, Nil Gomes. Os vereadores, secretários da gestão municipal e a comunidade participaram da audiência, dando importante contribuição ao debate desse tema que é totalmente necessário ser discutido.