Quinta, 17 Agosto 2017

Evento Pró Bacia do Rio Pindaré está sendo realizado em Montes Altos

  

 

  

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

   Com o objetivo de dialogar com as comunidades, gestores municipais e com todos os seguimentos sociais que estão abrigados dentro da bacia do Pindaré, sobre a situação desse que é um dos principais rios do Maranhão, pesquisadores da ONG Movimento Arariba e da Universidade Federal do Maranhão estão em Montes Altos fazendo uma inspeção detalhada de todos os aspectos que envolvem as nascentes do rio Pindaré.

   A pesquisa servirá para identificar a real situação do rio e chegar a um diagnóstico após as visitas, diálogos e observações para traçarem metas de recuperação do Rio Pindaré, além de criarem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré como forma de conservação da bacia e preservar as nascentes.

   Segundo o Coordenador Executivo da ONG Arariba, Nonato Morais, muitos impactos estão sendo observados. “A gente olha pro Pindaré e ver que ele está secando”, lamenta. Nonato classifica como “um desastre” o que os pesquisadores tem encontrado nas visitas às nascentes do rio: “não tem água, estão secando em decorrência de ações do próprio homem”, a exemplo do alto índice de desmatamento nas regiões das nascentes.
img 3765   Na manhã desta segunda-feira (07), o grupo de pesquisadores, acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Altos e de populares, visitaram as nascentes do rio na região do antigo povoado “Quisque” e também na região do Regalo.
img 3766

   Nesta terça-feira (08) será realizada uma mesa redonda “Pró Bacia Rio Pindaré” na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 8h da manhã, onde será discutido a real situação do ecossistema da Bacia Hidrográfica com enfoque na degradação ambiental, influência da cunha salina e estabelecimento de ações para mitigação a curto, médio e longo prazo.

   O projeto conta com total apoio da Prefeitura de Montes Altos. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Neide Nascimento diz que “é de extrema importância esse trabalho que está sendo feito pela ONG Arariba em Montes Altos e em outros municípios do Maranhão, pois, precisamos tomar iniciativas como forma de preservarmos as nascentes dos nossos rios, em especial ao rio Pindaré que tem suas nascentes em Montes Altos e é um importante rio do nosso estado”, destaca.

   De Montes Altos os pesquisadores irão dá continuidade aos trabalhos Pró Bacia do Rio Pindaré em Buriticupu, Pindaré-Mirim e Viana.

Confira a programação:

img 3762

 

Previsão do tempo

Acesso Rápido