Quinta, 21 Novembro 2019

Gestão Ajuricaba segue oferecendo atividades recreativas para centenas de pessoas no Cras

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende a crianças e adolescentes, jovens e pessoas idosas.

A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) é um órgão gestor que operacionaliza a Política Municipal de Assistência Social e que tem como um dos principais serviços e programas, o Serviço de Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAIF), executado no CRAS. Por exemplo, nos últimos dois meses, o PAIF atendeu mais de 150 famílias, entre atendimentos individuais, psicológicos, encaminhamentos e visitas domiciliares.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, desenvolvido no CRAS atende a crianças e adolescentes, jovens e pessoas idosas, sendo um total de 220 usuários, que participam das mais diversas atividades culturais, esportivas, de artesanato e de cidadania. Para a professora Liduína Viana, integrante do Grupo de Idosos Vivendo Mais, “o Cras representa para nós, idosos, uma grande alegria, porque é sabido por todos nós que Montes Altos não oferecia nenhuma atração que envolvesse os idosos, então estas atividades do Cras representam companheirismo e alegria para todos nós”, destaca.

Ela acrescenta ainda que estas atividades tem melhorado o convívio social do grupo. “O Cras é uma maravilha para nós idosos; tem melhorado bastante a questão social de nossos idosos e nós agradecemos bastante ao Prefeito Ajuricaba e a secretária Elizete por nos oferecer estas atividades”.

As atividades do Cras estavam em recesso nas últimas semanas. O primeiro semestre foi encerrado com um piquenique no final de julho; na mesma semana aconteceu o encerramento das atividades do grupo de crianças e adolescentes, com um passeio recreativo ao Grêmio Mirante. Também, recentemente aconteceu o primeiro campeonato de capoeira de Montes Altos, organizado pela Semas, que contou com oficinas de dança, aulão de zumba, dentre outras atividades recreativas.

Além dessas atividades, o Cras oferece ainda atendimentos referentes a programas como Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada - BPC; Carteira do Idoso; e outros serviços.