Domingo, 16 Junho 2019

Prefeitura de Montes Altos realiza I Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Aconteceu nesta terça-feira, 04, a I Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Montes Altos. Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Dentre os objetivos da Conferência, estão discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa como saúde e assistência social. “Aqui buscamos propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa”, ressaltou a Secretária de Assistência Social, Elizete Barros.

O Prefeito Ajuricaba Abreu acompanhou a programação da conferência e destacou a importância do evento. “Garantir e debater os direitos dos idosos é algo extremamente importante e necessário, por isso estamos realizando esta conferencia que é algo inédito em nosso Município”, destacou o prefeito, que também frisou que seu mandato tem resgatado as ações e programas para as pessoas idosas, no CRAS, além de projetos como a academia grátis para o ‘Grupo Vivendo Mais’.

Ao longo da programação aconteceram palestras com os assuntos dos eixos temáticos, além dos debates entre os grupos de trabalhos que elaboraram as propostas para a criação das políticas públicas que visam garantir o fortalecimento dos direitos da pessoa idosa, em consonância com os eixos temáticos apresentados, que ao final da programação foram materializados em relatório. Também na conferência foram escolhidos os delegados que irão representar o Município de Montes Altos na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Além de dezenas de idosos; representantes do Conselho Tutelar; equipe da Secretaria de Assistência Social e de outras secretarias municipais; e diversos segmentos da sociedade civil organizada; também acompanharam a programação da conferência, o Presidente da Câmara, Aristides Aguiar; e a Vice-Presidente, Jeane Barros. “Importante lançar esse olhar sobre os nossos idosos, um olhar de cuidado, afetividade e busca pelos seus direitos. Quanto mais uma sociedade respeita os seus idosos, mais ela respeita a si mesmo e a sua história”, destacou Jeane.