Domingo, 19 Novembro 2017

Outubro Rosa: Prefeitura realiza programação de prevenção ao câncer de mama

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  Com objetivo de alertar as mulheres montealtenses e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Montes Altos, através das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e da Coordenação de Política para Mulher promoveram na tarde desta quarta-feira, 18, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma palestra informativa que tratou a sobre a importância da prevenção e combate à doença.

  A palestra foi realizada pelas enfermeiras Camila Fialho e Emanuela Fontes, que explicaram os fatores que causam o câncer de mama, assim como as formas de prevenção. De acordo com a enfermeira Camila, os fatores que contribuem para o aumento de risco do surgimento do câncer de mama são: ter idade acima de 50 anos, mulheres que fizeram uso de hormônios externos, mulheres que fumam e obesidade. A enfermeira também avalia que “é muito importante a prevenção a fim de que esse câncer possa ser detectado no início e o meio principal da prevenção é o autoexame que a mulher pode fazer em casa detectando assim, se há um caroço ou não, na mama”. Fialho também informa que em todas as unidades básicas de saúde de Montes Altos são oferecidos serviços de prevenção ao câncer de mama.

  De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Isleide Andrade, diversas ações como atividades voltadas à saúde da mulher, palestras e atendimentos sobre a prevenção do câncer de mama serão realizados até o final do mês. “A partir da próxima semana iremos realizar diversos pitstop’s em alguns pontos da cidade, onde estaremos levando informações e falando sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Faremos também palestras nas escolas para divulgarmos as formas de prevenção desses tipos de câncer e também de doenças sexualmente transmissíveis”, destaca.

  Para a professora Liduína esse tipo de ação, realizada pela prefeitura, que informa a população sobre diversos assuntos é elogiável e significativo. “É muito importante porque sabemos que ainda hoje a mulher tem um tabu muito grande com relação ao seu corpo, então uma palestra dessa é de suma importância para a mulher poder se autoexaminar, que é uma prevenção que ela tem que fazer anualmente. A partir do conhecimento que ela tem do próprio corpo, ela sente a necessidade de fazer esses exames preventivos”, pondera.

Previsão do tempo

Acesso Rápido