Sexta, 17 Novembro 2017

Prefeitura de Montes Altos realiza programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

*Confira algumas imagens da blitz e da palestra

 

   Hoje (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Montes Altos, através das Secretarias de Assistência Social e Educação realizou uma programação como forma de ajudar no enfrentamento desses casos.

     Na tarde de ontem (17), foi realizada uma blitz educativa e panfletagem na Avenida Fabrício Ferraz, onde a equipe da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar informaram e conscientizaram a população que passava pelo local a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e pelo fim da violência sexual.

     Logo em seguida se dirigiram até à Câmara Municipal, onde a Promotora da Comarca de Montes Altos, Paloma Ribeiro, ministrou uma palestra com o tema: “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e a Adolescentes”. Populares e os alunos da rede municipal de ensino assistiram.

     Paloma Ribeiro, explicou a importância de se debater esse tema. “O 18 de maio foi colocado em uma lei para que a sociedade se mobilize, enfrente esse problema e possa se conscientizar de que somente a partir das denúncias é que se pode combater o abuso e a exploração sexual”, disse.

     A promotora também destacou que a violência sexual pode ocorrer de duas formas. “A violência sexual pode se dá através de abuso sexual, que é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual, já a exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com intenção de lucro. A exploração sexual ocorre de diversas formas, seja em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico ou turismo sexual”.

     A Secretária de Assistência Social de Montes Altos, Maria Gomes, a Pretinha ressaltou as ações da secretaria juntamente com o conselho tutelar para combater o abuso e a exploração de crianças no município. “Nossa equipe está disponível para fazer o enfrentamento desses abusos em nossa cidade”, frisa.

     O coordenador do Conselho Tutelar, Gutemberg Pereira, também destacou a parceria com a Secretaria de Assistência Social e com o Ministério Público como formar de prevenir e até de punir os crimes de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes.

     Jeane Barros, Secretária Municipal de Educação, disse que é fundamental manter a parceria entre os órgãos estatais: Escola, conselho tutelar, ministério público, ação social, a polícia e a sociedade. “Só um trabalho em conjunto realmente surtirá um efeito de modo a enfrentar este problema tão grave”, destacou.

     A secretária também lembrou que os abusos acontecem principalmente dentro de casa por familiares ou por pessoas próximas da família, “então é importante que a sociedade veja essa criança como realmente uma vítima, porque muitas vezes as pessoas tem o receio de denunciar por ter a ilusão de que a criança é responsabilidade daquela família quando na verdade aquela família está violentando aquela criança. Essa criança precisa de apoio de fora, precisa de proteção, precisa de apoio”, completou.

      “O mais importante é que ao se tomar conhecimento de uma situação de violência sexual a sociedade saiba que tenha obrigação, tem o dever de proteger as crianças e os adolescentes denunciando. Só a partir da denuncia, da punição dos culpados é que se vai coibir esse tipo de prática”, reforçou a Promotora Paloma Ribeiro.

     “Para denunciar a população pode buscar as polícias militar, civil e federal, as delegacias, o ministério público, o conselho tutelar. A denuncia pode ser feita em qualquer órgão de combate a violência. Caso não queira se dirigir até um órgão público para fazer essa denúncia, mas se sinta responsabilizado e queira denunciar pode ser utilizado o disque 100 que é um número de telefone muito importante para se combater os crimes de violência sexual”, completou.

 

Previsão do tempo

Acesso Rápido