Quinta, 21 Novembro 2019

Caminhada abre campanha Outubro Rosa em Montes Altos

Uma caminhada marcou a abertura da campanha Outubro Rosa no Município de Montes Altos. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a ação teve concentração na Praça de Sant’Ana, de onde seguiram em caminhada por ruas do centro da cidade. O objetivo foi alertar a população feminina sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, que visa alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização objetiva também disseminar dados preventivos e destaca a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, com a garantia de um tratamento de qualidade.

Durante todo o mês, diversas ações irão abordar o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames preventivos. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Isleide Nunes, haverá atividades nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal, como palestras e mutirões de preventivos, além de ações nas ruas, como caminhadas educativas e aulões de zumba. “Iniciativas como estas são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, frisou.