Terça, 21 Janeiro 2020

Prefeitura promove ações de saúde bucal nas escolas municipais

As atividades já foram realizadas nas escolas Novo Progresso, EMEI, e Júlia Luz e Silva.

Com o objetivo de falar sobre os cuidados com os dentes, a Prefeitura de Montes Altos, por meio da secretarias de Educação e Saúde, tem realizado ações do Programa Saúde na Escola, em diversas unidades escolares do Município.

Já foram realizadas ações com esta temática, nas escolas Novo Progresso e EMEI. Na manhã desta quarta-feira, 11, foi a vez dos alunos da Escola Júlia Luz e Silva receberem a ação que visa apresentar os cuidados para se ter uma melhor saúde bucal. Centenas de alunos dos turnos matutino e vespertino receberam orientações sobre o uso correto da escova de dente, a quantidade adequada de pasta e a importância do fio dental. O palestrante foi o dentista da Unidade Básica de Saúde Oswaldo Bandeira, José Bruno.

“Estas ações visam evitar cáries, perdas dentais, problemas periodontais e infecções bucais, que venham até causar outros problemas de saúde. A partir dessa orientação do prefeito Ajuricaba Abreu e da secretária Viviane Souza, nossa equipe odontológica tem realizado essas visitas e de forma educativa estamos conseguindo orientar centenas de crianças sobre a importância de uma boa higiene bucal”, explicou o enfermeiro Rodrigo Viana, coordenador do Núcleo de Educação em Saúde.

As atividades educativas contam com palestras, jogos, apresentação de contos infantis, aplicação de flúor e escovação supervisionada. Ao final da ação de hoje, coordenada pela diretora da Escola Júlia Luz, Jane Silva, os alunos da unidade escolar também receberam um kit bucal, com escovas e cremes dentais. As atividades seguirão para outras escolas municipais.