Quarta, 21 Agosto 2019

Caminhada contra a dengue é realizada em Montes Altos

Estão previstas mais duas ações como esta, no centro da cidade e no bairro Corcovado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Altos, por meio dos setores de Vigilância Epidemiológica e de Endemias realizou na manhã de terça-feira, 11, no bairro Vila Angical, uma caminhada com o objetivo de orientar a população sobre as formas de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zica e chikungunya. Participaram os agentes de endemias e de saúde, enfermeiros, equipe da vigilância sanitária e todos os coordenadores da Secretaria de Saúde. Também acompanharam a ação, estudantes da Escola Municipal Novo Progresso.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gielle Gomes outras secretarias do Governo Municipal também ajudaram na realização da ação. “A Infraestrutura nos acompanhou disponibilizando o carro de lixo e a Educação liberou alguns alunos da escola Novo Progresso, e juntos fizemos a caminhada distribuindo panfletos, entrando nas casas dos moradores e orientando-os sobre a prevenção e eliminação dos focos e recolhimento do lixo”, informou.

Ela também destacou que “esta ação visa orientar a população sobre o resultado do nosso LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti), que deu índice alto, então estamos fazendo de tudo para que consigamos diminuir esse índice”, disse. “Estamos virando todas as manilhas das residências, que foram os depósitos que mais encontramos larvas dentro do município”, frisou.

Gielle Gomes também informou que estão previstas mais duas ações como esta, no centro da cidade e no bairro Corcovado, que segundo a coordenadora, foram os bairros com maior índice de infestação de focos do mosquito.