Sexta, 22 Junho 2018

Prefeitura realiza mutirão de limpeza em combate ao Aedes aegypyi

Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti e evitar doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura de Montes Altos, por meio da Secretaria de Saúde e das Coordenações de Epidemiologia e Atenção Básica, realizou na segunda-feira, 12, um mutirão de limpeza na área central da cidade.

Os agentes inspecionaram ruas e quintais no bairro e acessos adjacentes, recolhendo todo material que esteja em desuso e que podem tornar-se criadouro do aedes aegypti, e, orientando também moradores sobre o risco da doença e como evitar a reprodução do mosquito.

A coordenadora da Atenção Básica, Isleide Andrade, explica a importância de eliminar os focos do mosquito. “Temos que conscientizar a população da gravidade que a cidade se encontra com relação a infestação do mosquito Aedes Aegypti, pois segundo o LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti -, no qual o valor de referência é menor que 1%, nossa cidade se encontra num estado alarmante, onde esse índice alcançou 7,9%. Então orientamos a população quanto a eliminação de focos do mosquito, para que juntos consigamos controlar a situação”.

A coordenadora também informa que na última semana deste mês será realizado o dia “D” da Campanha. “Será realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade como forma de chamar atenção da população para a eliminação dos focos do mosquito”, comenta, ao informar que nos meses de março e abril ocorrerão palestras de conscientização nas escolas. Nestes meses também ocorrerão mutirões nos outros bairros da cidade.

“O combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus só será possível se o trabalho for realizado em conjunto, por isso precisamos da participação da comunidade tanto durante o mutirão como no dia a dia”, defende o secretário de Saúde, Jeová Santana.