Sexta, 22 Junho 2018

Projeto Educação Mudando Vidas realiza palestra em Montes Altos

  

  

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

839F6AEF-2DA4-474F-BBDE-51A68AC9F507

    Na manhã desta quarta-feira (16), integrantes do Grupo de Estudos em Direito Internacional do Maranhão (GEDIMA) e do Projeto Educação Mudando Vidas, estiveram em Montes Altos, para conversarem com estudantes do Ensino Médio da Escola Parsondas de Carvalho e mostrarem o quanto a Educação e o estudo são capazes de transformar vidas. O evento também contou com a participação do ex-presidente do PROCON/VIVA-MA, Duarte Jr e da Secretária de Educação do Município, Jeane Barros, que, no evento, representou o Prefeito de Montes Altos, Ajuricaba Abreu. A Secretária de Assistência Social, Elizete Barros, também marcou presença.

BD589651-E68B-4F6E-8E6B-E57C86F1DC17.jpeg

    A palestra foi dividida em quatro etapas, e os palestrantes, bacharéis em direito, contaram os obstáculos e desafios que enfrentaram para alcançarem o sucesso estudantil e profissional. O caminho para esse sucesso foi somente um: o estudo. “Eu sabia que o estudo iria me levar à alcançar muitas coisas boas”, disse Jeferson Sobral, primeiro jovem a palestrar e dono da história mais cheia de desafios e emoções. O jovem saiu do interior de Bom Jardim – MA, conseguiu aprovação em 6 universidades, cursou direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e nesse período também cursou, através de uma bolsa de estudos, um semestre do curso na Universidade de Coimbra, em Portugal. “Foi uma história muito motivadora. Nos fez acreditar que também podemos realizar nossos sonhos e objetivos”, disse a estudante Gabriela Silva.

    Logo em seguida, foi a fez de Tauari Formiga motivar os estudantes a persistirem rumo a realização dos seus sonhos. Ele, que além de advogado, é comediante, enfrentou dificuldades principalmente na segunda carreira profissional e o fracasso, como ele mesmo avalia. No início, não teve apoio nem mesmo da mãe e chegou a se apresentar para apenas uma pessoa, hoje é sucesso nas redes sociais e já chegou a lotar o teatro Ferreira Gullar em suas apresentações. “Vocês têm que acreditar no estudo de vocês, nos sonhos de vocês. É preciso acreditar que podemos conseguir”, incentivou o comediante.

    Terceiro palestrante, Tiago Franco, trabalha como coaching e aproveitou o momento para incentivar os estudantes a lutarem por seus objetivos e alcançarem o sucesso. “Vocês tem que encontrar uma meta de vida e buscar realizá-la”, disse.

   Para finalizar, Duarte Jr, conversou com os estudantes sobre diversos temas. Em especial, tratou sobre os direitos do consumidor e o combate à corrupção. “Vivemos um momento muito triste, onde as pessoas não confiam mais nas outras, exatamente por causa da corrupção e da crise de confiabilidade. As pessoas precisam perceber que essa mudança e essa transformação, para que ela seja realizada, depende de cada um de nós, por isso que esse momento de educação e empoderamento das pessoas, é fundamental para que elas conheçam os direitos delas e assim, saibam também quais são seus deveres, e percebam, que se de fato, desejam mudar a realidade que vivem, precisam mudar primeiro a si e acreditar em cada uma delas”, disse.

   O ex-presidente do Procon também destacou que é preciso perceber que o caminho adequado é o caminho do bem. “É mais fácil se corromper, é bem mais fácil fazer coisas erradas, mas no final a gente percebe que não compensa. O momento é de compartilhamento de boas práticas e que a onda do bem seja maior que a onda do mal”, pondera e finaliza, Duarte Jr.

DEBA7AC1-CCD1-4BBE-AE0B-9CE404957BE9

REPERCUÇÃO

   Tanto os estudantes quanto a equipe escolar avaliaram como positiva a palestra e os assuntos abordados. A secretária de Educação de Montes Altos Jeane Barros, também parabenizou a ação. “Essa troca de experiência é importante para estimular os estudantes na busca dos seus sonhos e projetos, na medida em que demonstra que as dificuldades podem ser superadas com os esforços”, destaca.

O PROJETO

   O Projeto Educação Mudando Vidas é uma iniciativa de graduandos e graduados da Universidade Federal do Maranhão – UFMA do campus de Imperatriz, que visa empoderar e inspirar os alunos da rede pública municipal e estadual, além de passar o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo da vida acadêmica, como a participação em pesquisas, extensões, promoção de eventos, intercâmbios, etc.

   “A iniciativa se traduz como um meio pelo qual buscamos aproximar a Universidade da realidade da população local. Por meio de palestras realizadas pelos graduandos e graduados são abordados temas como autorresponsabilidade, foco, determinação, importância da escola, oportunidades de intercâmbio para o exterior, oportunidades no mercado de trabalho, educação disruptiva, entre outros”, explicou Angelo Parreão, advogado e integrante do projeto.

Previsão do tempo

Acesso Rápido