Sábado, 23 Novembro 2019

Prefeitura oferece Exames de Endoscopia

Antes, este exame nunca havia sido oferecido pelo Poder Público Municipal.

De forma inédita, a Prefeitura de Montes Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo exames de endoscopia a partir deste mês de maio. Antes, este exame nunca havia sido oferecido pelo Poder Público Municipal. Os primeiros atendimentos, nesta área, aconteceram nesta terça-feira, 07. Os interessados devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde ou ao Hospital Casa Alívio do Sofrimento.

Segundo o médico Emiliano Menezes, responsável pela realização dos exames, “hoje em dia as doenças gástricas, doenças de estômago, causam muita despesa para o Governo porque são diagnosticadas com certo retardo, então esse exame acontece para descobrir precocemente se há alguma neoplasia, alguma gastrite, alguma úlcera e a população poderá ter uma saúde adequada”, pondera.

Ele segue destacando também que os trabalhos serão tudo de forma organizada e com seriedade para ajudar a comunidade de Montes Altos. “O Prefeito Ajuricaba Abreu está tendo uma visão ampla, juntamente com a Secretária Viviane, de que é necessário trazer os exames especializados ao Município e evite que os munícipes saiam daqui para irem à Imperatriz para fazer um exame que tenha sedação e que é um exame especializado”, ressalta.

Avanços na Saúde de Montes Altos

Em 2017, Montes Altos adquiriu uma moderna ambulância, que tem atendido a população. A ambulância é completamente equipada e é usada como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado. Ela tem duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Também no período dos últimos dois anos, Montes Altos tem recebido atendimentos importantes, como consultas pediátricas e fisioterápicas. Há atendimento médico ao longo da semana, no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde. Também vale destacar as reformas que as Unidades Básicas de Saúde Osvaldo Bandeira e da Vila Angical receberam em toda sua estrutura física. Atualmente, o prédio da Secretaria de Saúde e da Farmácia Básica está passando por reformas estruturais.