Domingo, 16 Junho 2019

Democracia e Saúde: Prefeitura de Montes Altos realiza VII Conferência Municipal de Saúde

O evento aconteceu nesta quarta-feira (08), no Clube Maec, e reuniu dezenas de profissionais de saúde e representantes dos vários segmentos sociais.

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Prefeitura de Montes Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu nesta quarta-feira (08), no Clube Maec, e reuniu dezenas de profissionais de saúde e representantes dos vários segmentos sociais, com o objetivo de discutir sobre a saúde pública.

A conferência teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento do Sistema único de Saúde”. A solenidade iniciou às 9h e se estendeu até o final da tarde.

“Agradeço a presença de todos nesse momento importantíssimo para Montes Altos. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que estão nossos problemas e procurar resolvê-los”, destacou a Secretária de Saúde, Viviane Souza.

O Prefeito Ajuricaba Abreu participou do evento e destacou sua importância, além de frisar alguns avanços na Saúde Municipal. “A partir daqui iremos elaborar propostas juntos, para que possamos continuar buscando melhorias para a saúde de nosso Município”, disse.

Além das palestras, foram realizados ao longo da Conferência, grupos de discussões. Ao final do evento, foram apresentadas as propostas e as avaliações das propostas dos grupos de discussões. Na Conferência também foram escolhidos os delegados que representarão Montes Altos na etapa estadual.

O evento também contou com a participação de representantes da Regional de Saúde, de secretários municipais, do Presidente da Câmara, Aristides Aguiar, da Vice-Presidente, Jeane Barros; e dos vereadores Deusirene Ribeiro; Ermilton Sá, Kelly Cristina e Nil Gomes; dos Agentes Comunitários de Saúde; lideranças indígenas, populares e sindicais; e da população em geral.

Avanços na Saúde de Montes Altos

Em 2017, Montes Altos adquiriu uma moderna ambulância, que tem atendido a população. A ambulância é completamente equipada e é usada como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado. Ela tem duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Também no período dos últimos dois anos, Montes Altos tem recebido atendimentos importantes, como consultas pediátricas, fisioterápicas e a realização de exames de endoscopia. Há atendimento médico ao longo da semana, no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde. Também vale destacar as reformas que as Unidades Básicas de Saúde Osvaldo Bandeira e da Vila Angical receberam em toda sua estrutura física. Atualmente, o prédio da Secretaria de Saúde e da Farmácia Básica está passando por reformas estruturais.