Montes Altos realiza pagamento do novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Saúde

Na busca pela garantia de direitos, assim como de reconhecimento e valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, a Prefeitura de Montes Altos efetuou nesta sexta-feira (08) o pagamento já com a atualização do novo piso salarial da classe.

A proposta de emenda constitucional que foi aprovada recentemente prevê um piso salarial, para essa categoria profissional, de dois salários mínimos, que atualmente equivale a R$ 2.424. A proposta aprovada também prevê que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de insalubridade.

Em maio, o prefeito Domingos França participou de um café da manhã com a categoria e declarou apoio às lutas da classe, além de garantir o pagamento do novo piso com a aprovação da PEC 09/2022, que foi uma luta longa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

O secretário de Saúde Garibaldi II comemora o pagamento do novo piso salarial e ressalta a importância dessa categoria para a saúde pública. “Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias são extremamente importantes para o bom andamento do nosso sistema de saúde, pois são eles que vacinam, orientam, medem a pressão, tudo isso evitando doenças mais graves e garantindo mais qualidade de vida a nossa população. Hoje é um dia iluminado, de vitória, pois o direito desses servidores está sendo garantido”, frisou.
  • 08/07/2022
  • ASCOM